terça-feira, 16 de novembro de 2010

Sobre o QUERER

Esse texto foi tão a minha cara que eu tinha que copiar. Ele fala sobre o QUERER, sobre como devemos cuidar dos nossos relacionamentos, de amizades, familiares, amorosos... Penso tão assim, que tive que ler pra meu marido, pq nunca consegui expressar minha idéia sobre isso tão claramente.

O texto foi escrito pela Elise do blog Salada Mista. Vale a pena dar uma olhada.

Sobre o QUERER

O QUERER que rege os relacionamentos. Pelos menos os meus.
E não só os relacionamentos amorosos - os de amizade, familiares... todos.

Andei pensando muito sobre isso nas últimas semanas. Até nos últimos meses.
Como os relacionamentos são coisas frágeis. Frágeis e fortes ao mesmo tempo. São fortes para aguentar trancos inimagináveis.
E se curvam ao querer, se quebrando como vidro.
E quem é que emenda vidro?
Eu não sei como.

A frase que funciona pra mim é: "eu não quero que você faça isso por mim. Eu quero que VOCÊ QUEIRA fazer".

A meu ver, pedidos, cobranças, exigências, demandas, solicitações, são coisas sem valor.
De que vale você estar ao meu lado porque eu pedi, ou exigi? Se não for espontâneo, não vale nada.
Até porque, nada mais encantador, mais envolvente, até erótico do que o desejo do outro.
Se me perguntassem hoje "o que te seduz?", eu diria - me ver desejada através do olhar do outro. Acho que o amor que a outra pessoa sente por mim me cativa. Louco, eu sei.

Lembro uma das primeiras conversas sérias que tive com ele. Namorávamos há poucas semanas. Reveillon chegando e ele já tinha marcado uma viagem antes de mim. Estava angustiado, dividido por querer as duas coisas - a que ele estava esperando há tempos, e eu, a coisa nova. E também não queria se indispor, acho. Viajar com um bando de amigos solteiros logo no começo do namoro.
Veio me perguntar se queria que ele ficasse comigo, que desmarcasse a viagem.
Eu fui categórica: não.
Ele ficou um tanto quanto surpreso.

O que eu disse a ele então é o que rege a minha vida desde sempre: ele queria viajar. Queria, mas achava que deveria ficar comigo. Sabendo que ele queria viajar, quem não queria ficar com ele era eu. Não por vingança, ou coisa que valha. Simplesmente porque ficar não teria valor pra mim. Não sabendo que ele no fundo queria estar em outro lugar. Se ele tivesse certeza absoluta que queria ficar, não teria perguntado.
Pra quê forçar?
Pra mostrar meu poder, porque ele gostava de mim? Pra tê-lo ao lado a qualquer custo? Isso não me dá tesão algum.

Acho que o que vale não é o "quer que eu dirija pra você?", e sim o "me dá as chaves, porque você não está em condições de dirigir".
O verdadeiro querer, amar, é o desejar. Não é o "quer que eu vá aí?", é o "estou indo aí".

Não é o "você precisa de ajuda?", e sim o "deixa que eu faço pra você".

Eu tenho muita dó daqueles casais em que, por exemplo, a mulher detesta, sei lá, futebol, e ou não assiste com ele, não participa, não vai, quando ele é doido pela coisa, ou vai, mas vai como concessão, como obrigação, forçada.
Acho que QUERER agradar a outra pessoa, sem pensar em você por um momento é tão melhor.
Tem tão mais valor.

É ele comprar ingressos pros dois, feliz da vida, praquele balé que ele sabe que ela ama. Mesmo ele detestando balé.
O que tem? Se ela ama, se ele vai vê-la sorrir, se vai fazê-la feliz, como ele pode achar isso um suplício????
É isso que eu não entendo na maioria dos relacionamentos.
Afinal, todo o objetivo do negócio, em qualquer relacionamento, não é fazer o outro feliz????
Não a gente - O OUTRO!
Porque ele também vai pensar assim. E um pensa no outro, e fica todo mundo coberto.

Isso em amores e amizades.
Não é assim?
Não deveria?

Acho isso.
Que o querer é o mais poderoso.
O que realmente importa.
Não a convenção, a obrigação.
Nem mesmo a ação - a INTENÇÃO.

Essa é verdadeira e não dá pra mascarar.
Essa você não faz só pra agradar, ou porque acha que é o certo.
Essa é que é a medida do amar.
O querer que mostra o verdadeiro querer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário