
"Todo mundo anda pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos...quando é que pensarão em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Li essa frase num blog. E achei muito interessante, até por que eu sou professora e me preocupo demais com a educação que dou para meus alunos. Sei que a educação deve vim primeiramente dos pais, porém com a modernidade, pais trabalhando o dia todo, esse papel está ficando cada vez mais a cargo dos professores.
Mas até que ponto devemos dar educação doméstica? Até onde vai a nossa autoridade perante os alunos? Temos o direito de nos meter na "vida particular" dessas crianças?
Hoje em dia eu vejo um mundo de absurdos acontecendo com as crianças. E esses absurdos são refletidos na sala de aula. Crianças mal-educadas, sem respeito algum pelos professores e até pelos próprios pais, achando que são maiores e mais importantes que todos.
Ai vem o meu questionamento: não posso colocar um aluno mal criado para fora de sala, porque "traumatiza"? não posso escrever a nota em caneta vermelha porque "traumatiza"? Não posso reprovar o aluno pq "traumatiza"? No meu tempo era assim. E hoje eu sou (pelo menos eu acho) uma pessoa normal sem maiores "traumas" que sabe oq é certo e oq é errado.
A quem estamos enganando? Estamos criando CRIANÇAS ALIENADAS, sem o menor preparo para lidar com dificuldades???
Na escola devemos ser construtivistas (linguagem técnica), mas ai vem o vestibular com toda aquela prova seletiva, passando como trator em cima das pessoas. Que contradição é essa gente?!?!?!?!?!
Traumatiza é o cacete!!!! Trata é de ter uma boa educação meu filho!
Canso de ver casos em que o aluno responde a professora, grita, xinga e em casos não raros até bate. Sabe por que? Por que não se ensina mais as crianças a respeitarem os mais velhos. (pelo menos! Fora respeitar a autoridade da professora)
Meus alunos são uns fofos. Ainda são pequenos para tal atitude. Me vêem como uma pessoa mágica, heroína, brilhante... E eu amo isso. Lógico que vejo aqueles que não tem nenhuma estrutura familiar, que mais tarde vão ser essas crianças mal-educadas. Mas faço o possível para passar o melhor para eles e graças a Deus estou conseguindo. Às vezes sou rígida e chata, e eles entendem que é para o bem deles. Infelizmente nem todos os professores são assim. Simplesmente se omitem e vão "empurrando com a barriga" fazendo com que a criança fique sem um referencial. E a consequência disso todo mundo já sabe...
Emfim... Tudo isso é pra dizer que o meu ano profissional foi muito produtivo. Plantei sementes boas nos meus "filhos". Vejo no olhar de cada um o orgulho de me ter como professora. Vejo isso toda vez que eles dizem que n querem mudar de sala. E não estou me vangloriando não... É só você fazer seu trabalho bem feito. Apesar do salário, apesar da falta de reconhecimento dos pais e apesar do trabalho que dá ser uma profissional ética.
Mais um ano letivo está acabando. Tô cansada, porém realizada!!!!
Bjusss!!!
Parabéns amiga pelo seu trabalho, deve ser bem cansativo mesmo.
ResponderExcluirNão é fácil, as crianças estão endiabradas kkkkkkkk
Antigamente as crianças não tinham acesso a tantas coisas e eram mais tranqüilas. Quanto mais elas têm, mais querem ter. Eternamente insatisfeitos.
Beijos amiga, tenha um ótimo fim de semana.