sábado, 5 de dezembro de 2009

Sobre minha profissão [2]...



"Todo mundo anda pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos...quando é que pensarão em deixar filhos melhores para nosso planeta?"

Li essa frase num blog. E achei muito interessante, até por que eu sou professora e me preocupo demais com a educação que dou para meus alunos. Sei que a educação deve vim primeiramente dos pais, porém com a modernidade, pais trabalhando o dia todo, esse papel está ficando cada vez mais a cargo dos professores.

Mas até que ponto devemos dar educação doméstica? Até onde vai a nossa autoridade perante os alunos? Temos o direito de nos meter na "vida particular" dessas crianças?

Hoje em dia eu vejo um mundo de absurdos acontecendo com as crianças. E esses absurdos são refletidos na sala de aula. Crianças mal-educadas, sem respeito algum pelos professores e até pelos próprios pais, achando que são maiores e mais importantes que todos.

Ai vem o meu questionamento: não posso colocar um aluno mal criado para fora de sala, porque "traumatiza"? não posso escrever a nota em caneta vermelha porque "traumatiza"? Não posso reprovar o aluno pq "traumatiza"? No meu tempo era assim. E hoje eu sou (pelo menos eu acho) uma pessoa normal sem maiores "traumas" que sabe oq é certo e oq é errado.

A quem estamos enganando? Estamos criando CRIANÇAS ALIENADAS, sem o menor preparo para lidar com dificuldades???

Na escola devemos ser construtivistas (linguagem técnica), mas ai vem o vestibular com toda aquela prova seletiva, passando como trator em cima das pessoas. Que contradição é essa gente?!?!?!?!?!

Traumatiza é o cacete!!!! Trata é de ter uma boa educação meu filho!

Canso de ver casos em que o aluno responde a professora, grita, xinga e em casos não raros até bate. Sabe por que? Por que não se ensina mais as crianças a respeitarem os mais velhos. (pelo menos! Fora respeitar a autoridade da professora)

Meus alunos são uns fofos. Ainda são pequenos para tal atitude. Me vêem como uma pessoa mágica, heroína, brilhante... E eu amo isso. Lógico que vejo aqueles que não tem nenhuma estrutura familiar, que mais tarde vão ser essas crianças mal-educadas. Mas faço o possível para passar o melhor para eles e graças a Deus estou conseguindo. Às vezes sou rígida e chata, e eles entendem que é para o bem deles. Infelizmente nem todos os professores são assim. Simplesmente se omitem e vão "empurrando com a barriga" fazendo com que a criança fique sem um referencial. E a consequência disso todo mundo já sabe...

Emfim... Tudo isso é pra dizer que o meu ano profissional foi muito produtivo. Plantei sementes boas nos meus "filhos". Vejo no olhar de cada um o orgulho de me ter como professora. Vejo isso toda vez que eles dizem que n querem mudar de sala. E não estou me vangloriando não... É só você fazer seu trabalho bem feito. Apesar do salário, apesar da falta de reconhecimento dos pais e apesar do trabalho que dá ser uma profissional ética.

Mais um ano letivo está acabando. Tô cansada, porém realizada!!!!

Bjusss!!!

Um comentário:

  1. Parabéns amiga pelo seu trabalho, deve ser bem cansativo mesmo.
    Não é fácil, as crianças estão endiabradas kkkkkkkk
    Antigamente as crianças não tinham acesso a tantas coisas e eram mais tranqüilas. Quanto mais elas têm, mais querem ter. Eternamente insatisfeitos.

    Beijos amiga, tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir